FÓRUM POPULAR PARA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA JUSTA

     O QUE É O FÓRUM?

O Fórum Popular para Transição Energética Justa é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que tem como principal objetivo a integração entre comunidade acadêmica, indústria, sociedade civil e o poder público, visando ampliar o debate técnico-científico, os saberes populares e as alternativas tecnológicas e locacionais a respeito da pauta energética e climática do Estado do Rio de Janeiro.

Vinculado à Escola Politécnica da UFRJ, o projeto se propõem a escutar e entender as múltiplas percepções sociais, os saberes e dados populares, à respeito da temática da energia, e unir essas perspectivas aos saberes da academia, com o objetivo de desenvolver de propostas políticas e ampliar o debate, utilizando o conhecimento científico como instrumento de empoderamento popular. Mesmo vinculado a um centro de Engenharia, o Fórum entende que para debater políticas públicas de geração, consumo e acesso à energia, faz-se necessário refletir sob diferentes perspectivas. Sendo assim, tanto a área das engenharias, quanto das ciências sociais, educacionais e conhecimentos populares são imprescindíveis para que o objetivo do Fórum seja alcançado.

Mas qual o objetivo do Fórum?

O objetivo do Fórum é criar um espaço seguro para a apresentação das demandas e saberes populares, das realidades dos agentes envolvidos, a fim de aprofundar os conhecimentos sobre o setor energético e os seus impactos socioambientais, alinhar esse saber ao conhecimento acadêmico e propor políticas públicas responsáveis, democráticas, verdadeiramente participativas e que vão de encontro aos conceitos de Transição Energética Justa e do Bem Viver dos Povos.

Além disso, pode-se dizer que o projeto vai de encontro ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU nº 7: Energia Limpa e Acessível, que tem como meta:

Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos

A ideia é integrar vários movimentos e iniciativas, de forma que o saber popular seja protagonista. Todos os debates, parcerias e pesquisas serão publicitados nas mídias sociais, a fim de divulgar o conhecimento científico. Além disso, vamos nos encontrar presencialmente, produto principal do projeto, no intuito de reunir a maior quantidade de agentes possível para debate e proposição de melhorias estruturais e estruturantes em prol da Transição Energética Justa no Estado do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

Para reforçar a necessidade de participação popular na construção de políticas públicas ambientais, urbanísticas e energéticas, este projeto convida a população para ocupar a Cidade Universitária da UFRJ!